Perícia Digital
Desvendando Stalking

O mundo digital trouxe muitos benefícios, mas em contrapartida enfrentamos desafios significativos. Alguns anos atrás uma medida cautelar costumava ser suficiente para afastar o perseguidor de suas vítimas e juntar provas do fato ilícito era mais simples, atualmente o crime de stalking acontece com muita frequência na internet e em dispositivos eletrônicos. Os crimes podem acontecer das mais variadas formas, as mais comuns são, inserindo aplicativos espiões em celulares e ‘hackeando’ as redes sociais e contas de e-mail da vítima. O ataque geralmente acontece de forma ‘silenciosa’ e aos poucos o criminoso invadi a intimidade da vítima, coagindo, perturbando, ameaçando sua liberdade e lhe causando danos emocionais gravíssimos.

O QUE É STALKING ONLINE?

Stalking online, também conhecido como ciberstalking, é uma forma de perseguição que ocorre no ambiente digital. Isso acontece quando uma pessoa, conhecida como “stalker”, utiliza a internet e as redes sociais para monitorar, perseguir ou assediar constantemente outra pessoa, conhecida como a “vítima”, de maneira obsessiva e muitas vezes ameaçadora.

As ações de um stalker podem variar amplamente, mas algumas das principais formas de stalking online incluem:

Envio de Mensagens Ameaçadoras: O stalker pode enviar mensagens de texto, e-mails ou mensagens através de redes sociais contendo ameaças, insultos ou intimidações.

Criação de Perfis Falsos: Alguns stalkers criam perfis falsos nas redes sociais para se aproximar da vítima. Eles podem usar identidades fictícias para ganhar a confiança da vítima e obter informações pessoais.

Monitoramento Constante: O perseguidor pode monitorar obsessivamente as atividades da vítima, incluindo suas postagens em redes sociais, check-ins em locais e suas amizades.

Divulgação de Informações Pessoais: Alguns stalkers divulgam informações pessoais da vítima, como números de telefone, endereços ou fotos íntimas, como forma de intimidar ou envergonhar.

Perseguição por Meios Técnicos: O stalker pode usar técnicas avançadas de hacking para invadir contas online da vítima, utilizar software espião, rastrear sua localização ou interceptar suas comunicações.

COMO IDENTIFICAR SE é vÍTIMA ?

O primeiro passo para lidar com o stalking online é reconhecer que você está sendo perseguida. Muitas vezes, as vítimas não percebem imediatamente que são alvo de um perseguidor. Aqui estão alguns sinais de que você pode estar sendo uma vítima:

– Recebimento constante de mensagens ameaçadoras, ofensivas ou indesejadas;
– Notar que alguém está sempre ciente de seus movimentos online e offline;
– Aparição de perfis falsos nas redes sociais, muitas vezes com a intenção de se aproximar de você;
– Celular mais lento que o comum e acabando a bateria muito rápido;
– Recebimento de mensagens com redefinição e senha e códigos sem sua solicitação.

Se você suspeitar que está sendo perseguida, é fundamental buscar ajuda de um especialista em perícia digital.

DESAFIOS

Identificar que o celular está com software espião é uma tarefa árdua que em muitos cenários só será identificado por um especialista utilizando ferramentas e técnicas avançadas de análise. Outro grande desafio é que muitas vezes a própria vítima deleta informações que poderiam ser utilizadas como prova ou sentem-se envergonhadas de contar detalhes sobre o crime sofrido.

LEGISLAÇÃO STALKING

O projeto de lei de nº 14.132 que foi aprovado em março de 2021 acrescentou o crime de perseguição ao código de processo penal. A legislação cita que “Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.” Tem penalidade de reclusão de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa; sendo que se for cometido contra mulher a pena é aumentada de metade.

CONCLUSÃO

O stalking online é uma violação séria da privacidade que afeta a vida das vítimas de forma significativa, podendo causar graves problemas emocionais. Identificar o stalker ou suas ações nem sempre é uma tarefa fácil, frequentemente é necessário do apoio de um perito digital para preservar os vestígios, identificar as provas e rastrear o criminoso.

Você não está sozinha. Milhares de mulheres enfrentam o medo, a ansiedade e a angústia causados pelo stalking todos os dias. Essa forma insidiosa de assédio pode deixá-la vulnerável e impotente, mas há uma maneira de recuperar o controle de sua vida. Descubra como a Perícia Digital pode ser a chave para a sua segurança e tranquilidade.

Rolar para cima